O que é a psicoterapia?

Psicoterapia


Somos humanos, nem sempre conseguiremos lidar com nossas emoções e situações vividas de forma deliberada.

A psicologia é uma ciência que flutua entre as ciências humanas e a área da saúde. Seu status como ciência independente é algo relativamente recente, entretanto, os estudos e pesquisas realizados pela psicologia têm contribuído e transformado a compreensão sobre as emoções, pensamentos, comportamentos de cada pessoa, além de contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Essas contribuições fizeram com que a Psicologia se tornasse um dos principais expoentes na saúde mental e no tratamento de transtornos mentais, além disso, ela está presente em diferentes áreas de estudo e trabalho, através de suas diversas abordagens.

É através da psicoterapia que a psicologia contribui para que as pessoas possam lidar de forma mais adaptativas com suas situações de vida. Na psicoterapia, o psicólogo utiliza métodos e técnicas que auxiliam as pessoas a compreenderem melhor suas motivações, emoções, seus comportamentos e pensamentos, afim de colaborar na melhora da qualidade de vida do cliente. Por meio do processo psicoterapêutico, também é possível identificar transtornos mentais (como a depressão e a ansiedade generalizada) e estabelecer formas de se lidar e tratar.

 A psicoterapia é um processo colaborativo, onde cliente e psicoterapeuta (psicólogo) atuam juntos para a resolução. Nela, o cliente aprende habilidades para enfrentar situações adversas e desafiadoras de forma mais assertiva. Os benefícios da psicoterapia vão além do nível individual, pois também pode contribuir nos relacionamentos com as outras pessoas.

A psicoterapia deve ocorrer em locais sigilosos e seguros, para que o cliente possa se sentir a vontade para falar sobre qualquer coisa que esteja lhe incomodando. As sessões variam conforme necessidade do cliente e análise do psicólogo, geralmente podem ser encontros semanais, quinzenais ou mensais.


O que é a terapia cognitivo comportamental (TCC)?

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tipo de psicoterapia. Seu foco é ajudar de forma colaborativa, as pessoas identificarem pensamentos disfuncionais e transformá-los em pensamentos mais assertivos. A TCC compreende que nossos pensamentos e comportamentos se interligam, a partir disso, influenciam nossa saúde mental positivamente ou negativamente.

Aaron Beck foi o criador da terapia cognitivo-comportamental. Era um psiquiatra estadunidense, que desenvolveu a TCC durante a década de 1960, com o objetivo inicial de ser uma modalidade de tratamento para a depressão.

Entretanto, a versatilidade e eficácia da TCC fez com que ela se destacasse, tornando-se uma modalidade de tratamento para diversas condições mentais, como os transtornos de ansiedade, transtornas alimentares e transtornos de personalidade.

Atualmente, a TCC é uma abordagem com ampla evidência cientifica, sua aplicabilidade em diferentes ensaios clínicos tem demostrado a eficácia e qualidade dessa forma de tratamento para diferentes transtornos mentais.